sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Deus é digno de todo louvor

,,
,



3 passagens com LOUVE
 

Almeida Revista e Atualizada


Salmos 145:21 Profira a minha boca louvores ao SENHOR, e toda carne louve o seu santo nome, para todo o sempre.
Salmos 150:6 Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!


Provérbios 27:2 Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios.
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
10 passagens com LOUVE
 

Tradução na Linguagem de Hoje


Salmos 65:1 É justo, ó Deus, que o povo te louve no monte Sião e te dê o que prometeu,
Salmos 103:1 Ó SENHOR Deus, que todo o meu ser te louve! Que eu louve o Santo Deus com todas as minhas forças!
Salmos 103:2 Que todo o meu ser louve o SENHOR, e que eu não esqueça nenhuma das suas bênçãos!
Salmos 103:22 Louvem o SENHOR, todas as suas criaturas, em todo lugar onde ele reina! Que todo o meu ser te louve, ó SENHOR!
Salmos 104:1 Ó SENHOR Deus, que todo o meu ser te louve! Ó SENHOR, meu Deus, como és grandioso! Estás vestido de majestade e de glória
Salmos 104:35 Que desapareçam da terra aqueles que não querem saber de Deus, e que os maus deixem de existir! Que todo o meu ser te louve, ó SENHOR Deus! Aleluia!
Salmos 135:19 Louve o SENHOR Deus, povo de Israel! Sacerdotes de Deus, louvem o SENHOR!
Salmos 146:1 Aleluia! Que todo o meu ser te louve, ó SENHOR!
Salmos 147:12 Louve o SENHOR, ó Jerusalém! Louve o seu Deus, ó Sião!
Salmos 148:7 Louve o SENHOR, tudo o que existe na terra: monstros do mar e todas as profundezas do oceano!




67 passagens com LOUVOR
 

 Tradução na Linguagem de Hoje


Levítico 19:24 No quarto ano as frutas serão dedicadas a mim, o SENHOR, como oferta de louvor.


II Samuel 6:5 Davi e todos os israelitas dançavam e cantavam com todas as suas forças em louvor a Deus, o SENHOR. Eles tocavam harpas, liras, tambores, castanholas e pratos.
II Samuel 6:14 Davi, vestindo um manto sacerdotal de linho, dançou com todo o entusiasmo em louvor a Deus, o SENHOR.
II Samuel 6:16 Quando a arca estava entrando na cidade, Mical, filha de Saul, olhou pela janela, viu o rei Davi pulando e dançando em louvor ao SENHOR. Então sentiu por ele um profundo desprezo.
II Samuel 6:21 Davi respondeu: - Eu estava dançando em louvor ao SENHOR, que preferiu me escolher em vez de escolher o seu pai e os descendentes dele e me fez o líder de Israel, o seu povo. Pois eu continuarei a dançar em louvor ao SENHOR
II Samuel 22:50 Por isso eu te louvo entre pagãos; a ti eu canto hinos de louvor.


I Crônicas 13:8 Então Davi e todo o povo começaram a dançar com todas as suas forças em louvor a Deus. Eles cantavam e tocavam instrumentos musicais, isto é, harpas, liras, tambores, pratos e trombetas.
I Crônicas 16:25 O SENHOR é grande e merece todo o nosso louvor; ele deve ser temido mais do que todos os deuses.
I Crônicas 16:42 Hemã e Jedutum também estavam encarregados das trombetas, dos pratos e dos outros instrumentos que eram tocados para acompanhar os hinos de louvor. Os membros do grupo de famílias de Jedutum estavam encarregados de guardar os portões.


II Crônicas 7:6 Os sacerdotes estavam nos seus lugares, e os levitas também, com os instrumentos de música sagrada que o rei Davi tinha feito para eles tocarem acompanhando o cântico "O Seu Amor É Eterno". Era assim que eles executavam os cânticos de louvor feitos por Davi. Todos os israelitas ficaram de pé enquanto os sacerdotes, que estavam em frente dos levitas, tocavam as trombetas.
II Crônicas 23:13 Ela viu o novo rei perto da coluna, na entrada do Templo. Ele estava rodeado pelos oficiais e pelos corneteiros, e todo o povo estava gritando de alegria e tocando trombetas. Os cantores do Templo, com os seus instrumentos musicais, estavam dirigindo os cânticos de louvor. Em sinal de desespero, Atalia rasgou as suas roupas e gritou: - Traição! Traição!
II Crônicas 29:27 Ezequias ordenou que oferecessem no altar o sacrifício que ia ser completamente queimado; e, logo que o sacrifício começou, todos começaram a cantar hinos de louvor a Deus, o SENHOR, acompanhados pelas trombetas e pelos outros instrumentos musicais.


Neemias 9:5 Os levitas Jesua, Cadmiel, Bani, Hasabnéias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaías chamaram o povo para adorar a Deus. Eles disseram: "Levantem-se e louvem o SENHOR, seu Deus! Louvem a Deus sempre e sempre! Que todos louvem o seu glorioso nome, embora nenhum louvor humano seja suficiente!"
Neemias 12:8 Levitas: Estavam encarregados do cântico de hinos de louvor os seguintes: Jesua, Binui, Cadmiel, Serebias, Judá e Matanias.
Neemias 12:27 Quando as muralhas da cidade de Jerusalém foram inauguradas, os levitas foram trazidos de todos os lugares onde estavam morando, para que assim pudessem comemorar a inauguração com hinos de louvor e com música de harpas, de liras e de pratos musicais.
Neemias 12:46 Desde a época do rei Davi e de Asafe, o músico, muito tempo atrás, os músicos haviam dirigido os hinos de louvor e de agradecimento a Deus.


Salmos 8:1 Ó SENHOR, nosso Deus, a tua grandeza é vista no mundo inteiro. O louvor dado a ti chega até o céu
Salmos 18:49 Por isso eu te louvo entre os pagãos; a ti eu canto hinos de louvor.
Salmos 20:5 Então daremos gritos de alegria pelo seu triunfo e, em louvor ao nosso Deus, levantaremos as bandeiras da vitória. Que o SENHOR atenda todos os seus pedidos, ó rei!
Salmos 28:7 O SENHOR é a minha força e o meu escudo; com todo o coração eu confio nele. O SENHOR me ajuda; por isso, o meu coração está feliz, e eu canto hinos em seu louvor.
Salmos 30:4 Cantem louvor a Deus, o SENHOR, vocês, o seu povo fiel! Lembrem do que o Santo Deus tem feito e lhe dêem graças.
Salmos 33:2 Toquem lira em louvor ao SENHOR, cantem louvores com acompanhamento de harpas de dez cordas.
Salmos 34:1 Eu sempre darei graças a Deus, o SENHOR; o seu louvor estará nos meus lábios o dia inteiro.
Salmos 40:3 Ele me ensinou a cantar uma nova canção, um hino de louvor ao nosso Deus. Quando virem isso, muitos temerão o SENHOR e nele porão a sua confiança.
Salmos 56:12 Ó Deus, eu te darei o que prometi, eu te darei a minha oferta de louvor
Salmos 57:7 O meu coração está firme, ó Deus, bem firme; eu cantarei hinos em teu louvor.
Salmos 63:5 As tuas bênçãos são como alimentos gostosos; elas me satisfazem, e por isso canto alegremente canções de louvor a ti.
Salmos 66:2 Cantem hinos de louvor a ele; ofereçam a ele louvores gloriosos.
Salmos 66:8 Que todas as nações louvem o nosso Deus! Que cantem hinos de louvor em voz alta!
Salmos 68:4 Cantem em louvor a Deus, cantem hinos em sua honra. Preparem o caminho daquele que vem montado nas nuvens. O seu nome é SENHOR; alegrem-se na sua presença.
Salmos 76:10 Até a ira humana aumenta o louvor que é dado a ti; e aqueles que não morreram nas guerras vão comemorar as tuas festas.
Salmos 79:13 Então nós, que somos o teu povo, que somos ovelhas do teu rebanho, nós e os nossos descendentes te daremos graças para sempre e cantaremos hinos de louvor a ti hoje e nos tempos que estão por vir.
Salmos 95:2 Vamos comparecer diante dele com ações de graças, cantando alegres hinos de louvor.
Salmos 96:4 O SENHOR Deus é grande e merece todo o nosso louvor; ele deve ser temido mais do que todos os deuses.
Salmos 100:4 Entrem pelos portões do Templo com ações de graças, entrem nos seus pátios com louvor. Louvem a Deus e sejam agradecidos a ele.
Salmos 107:2 Que aqueles que ele libertou repitam isso em louvor ao SENHOR! Ele os livrou das mãos dos seus inimigos
Salmos 108:1 O meu coração está firme, ó Deus, bem firme; eu cantarei hinos em teu louvor. Acorde, meu coração!
Salmos 138:1 Ó SENHOR Deus, eu te agradeço de todo o coração; diante de todos os deuses eu canto hinos de louvor a ti.
Salmos 147:7 Cantem hinos de louvor ao SENHOR; toquem músicas na lira em louvor ao nosso Deus.
Salmos 149:3 Louvem a Deus, o SENHOR, com danças e, em seu louvor, toquem pandeiros e liras.


Isaías 12:5 Cantem hinos de louvor ao SENHOR, pois ele fez coisas maravilhosas. Que o mundo inteiro saiba disso!
Isaías 24:16 Dos lugares mais distantes do mundo, ouvimos a canção de louvor ao Deus justo. Mas eu disse: "Ai de mim! Que desgraça! Já não agüento mais! Os traidores continuam a trair; há falsidade por toda parte!"
Isaías 38:9 Depois que o rei Ezequias sarou, ele escreveu o seguinte hino de louvor:
Isaías 42:8 Eu sou o SENHOR: este é o meu nome, e não permito que as imagens recebam o louvor que somente eu mereço."
Isaías 48:11 É por amor ao meu próprio nome que vou agir; não permito que o meu nome seja profanado. Não deixo que nenhum outro deus receba o louvor que somente eu mereço."
Isaías 51:3 Eu, o SENHOR, terei compaixão de Jerusalém e de todas as suas casas que estão em ruínas. Eu farei com que as suas terras secas virem um jardim, como o jardim que plantei na região do Éden. Ali haverá alegria e felicidade, haverá música e cânticos de louvor a mim.
Isaías 57:19 colocarei palavras de louvor. A todos ofereço a paz, paz aos que estão perto e aos que estão longe; eu os curarei.
Isaías 60:18 Nunca mais haverá violência na sua terra; o seu país não será destruído e arrasado novamente; você chamará as suas muralhas de 'Salvação' e os seus portões de 'Louvor a Deus'.
Isaías 61:10 Nós nos alegraremos e cantaremos um hino de louvor por causa daquilo que o SENHOR, nosso Deus, fez. Ele nos vestiu com a roupa da salvação e com a capa da vitória. Somos como um noivo que põe um turbante de festa na cabeça, como uma noiva enfeitada com jóias.
Isaías 61:11 Assim como a terra faz crescer as árvores, e no jardim o chão faz brotar o que foi semeado, também o SENHOR Deus fará com que brote a sua salvação. E todas as nações cantarão hinos de louvor a ele.
Isaías 66:10 "Alegrem-se junto com Jerusalém e cantem hinos de louvor, todos os que a amam. Alegrem-se junto com Jerusalém, todos os que choraram por ela.


Jeremias 13:11 E, assim como o calção fica bem justo na cintura, eu gostaria que todo o povo de Israel e de Judá ficasse bem perto de mim. Eu queria que eles fossem o meu povo para darem louvor e glória ao meu nome; mas eles não quiseram me obedecer.
Jeremias 31:7 O SENHOR diz: "Cantem de alegria por causa de Israel, a maior de todas as nações. Cantem este hino de louvor: 'O SENHOR salvou o seu povo, ele livrou o resto do povo de Israel.'


Daniel 4:34 O rei disse: - Depois de passados os sete anos, eu olhei para o céu, e o meu juízo voltou. Aí agradeci ao Deus Altíssimo e dei louvor e glória àquele que vive para sempre. Eu disse: "O poder do Altíssimo é eterno; o seu reino não terá fim.
Daniel 4:37 Portanto, eu, o rei Nabucodonosor, agradeço ao Rei do céu e lhe dou louvor e glória. Tudo o que ele faz é certo e justo, e ele pode humilhar qualquer pessoa orgulhosa.


Sofonias 3:19 Quando chegar aquele dia, castigarei aqueles que os perseguem. Salvarei os aleijados e trarei de volta os que foram espalhados. Vocês foram envergonhados em toda parte, mas depois terão louvor e glória.


Mateus 21:16 E eles disseram a Jesus: - Você está ouvindo o que estão dizendo? Jesus respondeu: - Claro que sim! Será que vocês nunca leram a passagem das Escrituras Sagradas que diz: "Deus ensinou as crianças e as criancinhas a oferecerem o louvor perfeito"?
Mateus 26:30 Então eles cantaram canções de louvor e foram para o monte das Oliveiras.


Marcos 14:26 Então eles cantaram canções de louvor e foram para o monte das Oliveiras.


Lucas 2:13 No mesmo instante apareceu junto com o anjo uma multidão de outros anjos, como se fosse um exército celestial. Eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo:
Lucas 2:20 Então os pastores voltaram para os campos, cantando hinos de louvor a Deus pelo que tinham ouvido e visto. E tudo tinha acontecido como o anjo havia falado.


Romanos 2:29 Pelo contrário, o verdadeiro judeu é aquele que é judeu por dentro, aquele que tem o coração circuncidado; e isso é uma coisa que o Espírito de Deus faz e que a lei escrita não pode fazer. E o louvor que essa pessoa recebe não vem de seres humanos, mas vem de Deus.


Filipenses 1:11 A vida de vocês estará cheia das boas qualidades que só Jesus Cristo pode produzir, para a glória e o louvor de Deus.


Hebreus 13:15 Por isso, por meio de Jesus Cristo, ofereçamos sempre louvor a Deus. Esse louvor é o sacrifício que apresentamos, a oferta que é dada por lábios que confessam a sua fé nele.


Apocalipse 5:12 e cantavam com voz forte: "O Cordeiro que foi morto é digno de receber poder, riqueza, sabedoria e força, honra, glória e louvor."
Apocalipse 5:13 Então ouvi todas as criaturas que há no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, isto é, todas as criaturas do Universo, que cantavam: "Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro pertencem o louvor, a honra, a glória e o poder para todo o sempre!"
Apocalipse 7:12 dizendo: - Amém! Ao nosso Deus pertencem para todo o sempre o louvor, a glória, a sabedoria, a gratidão, a honra, o poder e a força! Amém!

                              ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

55 passagens com LOUVOR
 

Almeida Revista e Atualizada


Deuteronômio 10:21 Ele é o teu louvor e o teu Deus, que te fez estas grandes e temíveis coisas que os teus olhos têm visto.
Deuteronômio 26:19 Para, assim, te exaltar em louvor, renome e glória sobre todas as nações que fez e para que sejas povo santo ao SENHOR, teu Deus, como tem dito.


I Crônicas 16:35 E dizei: Salva-nos, ó Deus da nossa salvação, ajunta-nos e livra-nos das nações, para que rendamos graças ao teu santo nome e nos gloriemos no teu louvor.


Neemias 9:5 Os levitas Jesua, Cadmiel, Bani, Hasabnéias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaías disseram: Levantai-vos, bendizei ao SENHOR, vosso Deus, de eternidade em eternidade. Então, se disse: Bendito seja o nome da tua glória, que ultrapassa todo bendizer e louvor.
Neemias 12:46 Pois já outrora, nos dias de Davi e de Asafe, havia chefes dos cantores, cânticos de louvor e ações de graças a Deus.


Salmos 6:5 Pois, na morte, não há recordação de ti; no sepulcro, quem te dará louvor?
Salmos 22:25 De ti vem o meu louvor na grande congregação; cumprirei os meus votos na presença dos que o temem.
Salmos 34:1 Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios.
Salmos 35:28 E a minha língua celebrará a tua justiça e o teu louvor todo o dia.
Salmos 40:3 E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR.
Salmos 42:4 Lembro-me destas coisas - e dentro de mim se me derrama a alma -, de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa.
Salmos 48:10 Como o teu nome, ó Deus, assim o teu louvor se estende até aos confins da terra; a tua destra está cheia de justiça.
Salmos 65:1 A ti, ó Deus, confiança e louvor em Sião! E a ti se pagará o voto.
Salmos 66:2 Salmodiai a glória do seu nome, dai glória ao seu louvor.
Salmos 66:8 Bendizei, ó povos, o nosso Deus; fazei ouvir a voz do seu louvor;
Salmos 71:8 Os meus lábios estão cheios do teu louvor e da tua glória continuamente.
Salmos 100:4 Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.
Salmos 102:21 a fim de que seja anunciado em Sião o nome do SENHOR e o seu louvor, em Jerusalém,
Salmos 106:12 Então, creram nas suas palavras e lhe cantaram louvor.
Salmos 106:47 Salva-nos, SENHOR, nosso Deus, e congrega-nos de entre as nações, para que demos graças ao teu santo nome e nos gloriemos no teu louvor.
Salmos 109:1 Ó Deus do meu louvor, não te cales!
Salmos 111:10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre.
Salmos 119:171 Profiram louvor os meus lábios, pois me ensinas os teus decretos.
Salmos 147:1 Louvai ao SENHOR, porque é bom e amável cantar louvores ao nosso Deus; fica-lhe bem o cântico de louvor.
Salmos 148:14 Ele exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, povo que lhe é chegado. Aleluia!
Salmos 149:1 Aleluia! Cantai ao SENHOR um novo cântico e o seu louvor, na assembléia dos santos.


Isaías 42:10 Cantai ao SENHOR um cântico novo e o seu louvor até às extremidades da terra, vós, os que navegais pelo mar e tudo quanto há nele, vós, terras do mar e seus moradores.
Isaías 43:21 ao povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor.
Isaías 60:18 Nunca mais se ouvirá de violência na tua terra, de desolação ou ruínas, nos teus limites; mas aos teus muros chamarás Salvação, e às tuas portas, Louvor.
Isaías 61:3 e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.
Isaías 61:11 Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o SENHOR Deus fará brotar a justiça e o louvor perante todas as nações.
Isaías 62:7 nem deis a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra.


Jeremias 13:11 Porque, como o cinto se apega aos lombos do homem, assim eu fiz apegar-se a mim toda a casa de Israel e toda a casa de Judá, diz o SENHOR, para me serem por povo, e nome, e louvor, e glória; mas não deram ouvidos.
Jeremias 17:14 Cura-me, SENHOR, e serei curado, salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor.
Jeremias 33:9 Jerusalém me servirá por nome, por louvor e glória, entre todas as nações da terra que ouvirem todo o bem que eu lhe faço; espantar-se-ão e tremerão por causa de todo o bem e por causa de toda a paz que eu lhe dou.


Habacuque 3:3 Deus vem de Temã, e do monte Parã vem o Santo. A sua glória cobre os céus, e a terra se enche do seu louvor.


Sofonias 3:19 Eis que, naquele tempo, procederei contra todos os que te afligem; salvarei os que coxeiam, e recolherei os que foram expulsos, e farei deles um louvor e um nome em toda a terra em que sofrerem ignomínia.
Sofonias 3:20 Naquele tempo, eu vos farei voltar e vos recolherei; certamente, farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando eu vos mudar a sorte diante dos vossos olhos, diz o SENHOR.


Mateus 21:16 Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor?


Romanos 2:29 Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.
Romanos 13:3 Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela,


I Coríntios 4:5 Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus.


II Coríntios 8:18 E, com ele, enviamos o irmão cujo louvor no evangelho está espalhado por todas as igrejas.
II Coríntios 9:3 Contudo, enviei os irmãos, para que o nosso louvor a vosso respeito, neste particular, não se desminta, a fim de que, como venho dizendo, estivésseis preparados,


Efésios 1:6 para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,
Efésios 1:12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo;
Efésios 1:14 o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.


Filipenses 1:11 cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.
Filipenses 4:8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.


Hebreus 13:15 Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.


I Pedro 1:7 para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;
I Pedro 2:14 quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem.


Apocalipse 5:12 proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.
Apocalipse 5:13 Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.
Apocalipse 7:12 dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!


































37 passagens com SATANÁS

     http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/globoterrestre.gif
                                                                                                                                       http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/globoterrestre.gif


Jó 1

Linguagem de Hoje
                                                                                                              Nova Versão Internacional
1 - Na terra de Uz morava um homem chamado Jó. Ele era bom e honesto, temia a Deus e procurava não fazer nada que fosse errado.
2 - Jó tinha sete filhos e três filhas
3 - e era dono de sete mil ovelhas, três mil camelos, mil bois e quinhentas jumentas. Tinha também um grande número de escravos. Enfim, Jó era o homem mais rico de todo o Oriente.
4 - Os filhos de Jó iam às casas uns dos outros e davam banquetes, cada um por sua vez. E as três irmãs eram sempre convidadas para esses comes-e-bebes.
5 - Quando terminava uma rodada de banquetes, Jó se levantava de madrugada e oferecia sacrifícios em favor de cada um dos seus filhos, para purificá-los. Jó sempre fazia isso porque pensava que um dos filhos poderia ter pecado, ofendendo a Deus em pensamento.
6 - Chegou o dia em que os servidores celestiais vieram apresentar-se diante de Deus, o SENHOR, e no meio deles veio também Satanás. 6 - Certo dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles.
7 - O SENHOR perguntou: —De onde você vem vindo? Satanás respondeu: —Estive dando uma volta pela terra, passeando por aqui e por ali. 7 - O Senhor disse a Satanás: ""De onde você veio? "" Satanás respondeu ao Senhor: ""De perambular pela terra e andar por ela"".
8 - Aí o SENHOR disse: —Você notou o meu servo Jó? No mundo inteiro não há ninguém tão bom e honesto como ele. Ele me teme e procura não fazer nada que seja errado. 8 - Disse então o Senhor a Satanás: ""Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal"".
9 - Satanás respondeu: —Será que não é por interesse próprio que Jó te teme? 9 - ""Será que Jó não tem razões para temer a Deus? "", respondeu Satanás.
10 - Tu não deixas que nenhum mal aconteça a ele, à sua família e a tudo o que ele tem. Abençoas tudo o que Jó faz, e no país inteiro ele é o homem que tem mais cabeças de gado. 10 - ""Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que todos os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra.
11 - Mas, se tirares tudo o que é dele, verás que ele te amaldiçoará sem nenhum respeito. 11 - Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face. ""
12 - O SENHOR disse a Satanás: —Pois bem. Faça o que quiser com tudo o que Jó tem, mas não faça nenhum mal a ele mesmo. Então Satanás saiu da presença do SENHOR. 12 - O Senhor disse a Satanás: ""Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não encoste um dedo nele"". Então Satanás saiu da presença do Senhor.
13 - Um dia, enquanto os filhos e as filhas de Jó estavam num banquete na casa do irmão mais velho, 13 - Certo dia, quando os filhos e as filhas de Jó estavam num banquete, comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho,
14 - chegou à casa de Jó um dos seus empregados, que disse: —Nós estávamos arando a terra com os bois, e as jumentas estavam pastando ali perto. 14 - um mensageiro veio dizer a Jó: ""Os bois estavam arando, e os jumentos estavam pastando por perto,
15 - De repente, os sabeus nos atacaram e levaram tudo. Eles mataram à espada os empregados, e só eu consegui escapar para trazer a notícia. 15 - e os sabeus atacaram e os levaram embora. Mataram à espada os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar! ""
16 - Enquanto este ainda estava falando, veio outro empregado e disse: —Raios caíram do céu e mataram todas as ovelhas e os pastores. Só eu consegui escapar para trazer a notícia. 16 - Enquanto ele ainda estava falando, chegou outro mensageiro e disse: ""Fogo de Deus caiu do céu e queimou totalmente as ovelhas e os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar! ""
17 - Enquanto este ainda estava falando, chegou um terceiro, que disse: —Três bandos de caldeus nos atacaram e levaram os camelos. Eles mataram à espada os empregados, e só eu consegui escapar para trazer a notícia. 17 - Enquanto ele ainda estava falando, chegou outro mensageiro e disse: ""Vieram caldeus em três bandos, atacaram os camelos e os levaram embora. Mataram à espada os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar! ""
18 - Enquanto este ainda estava falando, chegou mais um, que disse a Jó: —Os seus filhos e as suas filhas estavam no meio de um banquete na casa do seu filho mais velho. 18 - Enquanto ele ainda estava falando, chegou ainda outro mensageiro e disse: ""Seus filhos e suas filhas estavam num banquete, comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho,
19 - De repente, veio do deserto um vento muito forte que soprou contra a casa, e ela caiu em cima dos seus filhos. Todos eles morreram; só eu consegui escapar para trazer a notícia. 19 - quando, de repente, um vento muito forte veio do deserto e atingiu os quatro cantos da casa, que desabou. Eles morreram, e eu fui o único que escapou para lhe contar! ""
20 - Então Jó se levantou e, em sinal de tristeza, rasgou as suas roupas e rapou a cabeça. Depois ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e adorou a Deus. 20 - Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se no chão em adoração,
21 - Aí disse assim: —Nasci nu, sem nada, e sem nada vou morrer. O SENHOR deu, o SENHOR tirou; louvado seja o seu nome! 21 - e disse: ""Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor "".
22 - Assim, apesar de tudo o que havia acontecido, Jó não pecou, nem pôs a culpa em Deus. 22 - Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus.






1 Pedro 5:8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;

Tradução na Linguagem de Hoje


I Crônicas 21:1 Satanás quis criar problemas para o povo de Israel e por isso levou Davi a fazer uma contagem do povo.


Zacarias 3:1 Em outra visão, Deus me mostrou o Grande Sacerdote Josué, que estava de pé em frente do Anjo do SENHOR. Satanás estava à direita de Josué, pronto para acusá-lo.
Zacarias 3:2 O Anjo do SENHOR disse a Satanás: - Que Deus o condene, Satanás! Que o SENHOR, que escolheu Jerusalém, o condene! Esse homem é como um tição tirado do fogo.


Mateus 4:10 Jesus respondeu: - Vá embora, Satanás! As Escrituras Sagradas afirmam: "Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele."
Mateus 12:26 Assim, se no reino de Satanás um grupo está combatendo contra outro, isso quer dizer que esse reino já está dividido e logo vai desaparecer.
Mateus 16:23 Jesus virou-se e disse a Pedro: - Saia da minha frente, Satanás! Você é como uma pedra no meu caminho para fazer com que eu tropece, pois está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa.


Marcos 1:13 Jesus ficou lá durante quarenta dias, sendo tentado por Satanás. Ali havia animais selvagens, e os anjos cuidavam de Jesus.
Marcos 3:23 Então Jesus chamou todos e começou a ensiná-los por meio de comparações. Ele dizia: - Como é que Satanás pode expulsar a si mesmo?
Marcos 3:26 Se o reino de Satanás se dividir em grupos, e esses grupos lutarem entre si, o reino não continuará a existir, mas será destruído.
Marcos 4:15 Algumas pessoas que a ouvem são como as sementes que caíram na beira do caminho. Logo que ouvem, Satanás vem e tira a mensagem que foi semeada no coração delas.
Marcos 8:33 Jesus virou-se, olhou para os discípulos e repreendeu Pedro, dizendo: - Saia da minha frente, Satanás! Você está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa.


Lucas 10:18 Jesus respondeu: - De fato, eu vi Satanás cair do céu como um raio.
Lucas 11:18 Se o reino de Satanás tem grupos que lutam entre si, como continuará a existir? Vocês dizem que é Belzebu que me dá poder para expulsar demônios.
Lucas 13:16 E agora está aqui uma descendente de Abraão que Satanás prendeu durante dezoito anos. Por que é que no sábado ela não devia ficar livre dessa doença?
Lucas 22:3 Então Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze discípulos.
Lucas 22:31 Jesus continuou: - Simão, Simão, escute bem! Satanás já conseguiu licença para pôr vocês à prova. Ele vai peneirar vocês como o lavrador peneira o trigo a fim de separá-lo da palha.


João 13:27 E assim que Judas recebeu o pão, Satanás entrou nele. Então Jesus disse a Judas: - O que você vai fazer faça logo!


Atos 5:3 Então Pedro disse a Ananias: - Por que você deixou Satanás dominar o seu coração? Por que mentiu para o Espírito Santo? Por que você ficou com uma parte do dinheiro que recebeu pela venda daquele terreno?
Atos 26:18 Você vai abrir os olhos deles a fim de que eles saiam da escuridão para a luz e do poder de Satanás para Deus. Então, por meio da fé em mim, eles serão perdoados dos seus pecados e passarão a ser parte do povo escolhido de Deus."


Romanos 16:20 E Deus, a nossa fonte de paz, logo esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. Que a graça do nosso Senhor Jesus esteja com vocês!


I Coríntios 5:5 entreguem esse homem a Satanás, para que o seu corpo seja destruído, mas o seu espírito seja salvo no Dia do Senhor.
I Coríntios 7:5 Que os dois não se neguem um ao outro, a não ser que concordem em não ter relações por algum tempo a fim de se dedicar à oração. Mas depois devem voltar a ter relações, a fim de não caírem nas tentações de Satanás por não poderem se dominar.


II Coríntios 2:11 a fim de que Satanás não se aproveite de nós; pois conhecemos bem os planos dele.
II Coríntios 11:14 E isso não é de admirar, pois até Satanás pode se disfarçar e ficar parecendo um anjo de luz.
II Coríntios 12:7 Mas, para que não ficasse orgulhoso demais por causa das coisas maravilhosas que vi, eu recebi uma doença dolorosa, que é como um espinho no meu corpo. Ela veio como um mensageiro de Satanás para me dar bofetadas e impedir que eu ficasse orgulhoso.


I Tessalonicenses 2:18 Por isso quisemos ir até aí e fazer uma visita a vocês. Pelo menos eu, Paulo, quis fazer isso mais de uma vez, mas Satanás não nos deixou.


II Tessalonicenses 2:9 O Perverso chegará com o poder de Satanás e fará todo tipo de falsos milagres e maravilhas.


I Timóteo 1:20 Entre elas estão Himeneu e Alexandre, que eu já entreguei a Satanás para que aprendessem a não blasfemar mais.
I Timóteo 5:15 Pois algumas viúvas já se desviaram e seguiram Satanás.


Apocalipse 2:9 Eu sei o que vocês estão sofrendo. Sei que são pobres, mas, de fato, são ricos. Sei como aqueles que afirmam que são judeus, mas não são, falam mal de vocês. Eles são um grupo que pertence a Satanás.
Apocalipse 2:13 Eu sei que vocês moram aí onde está o trono de Satanás. Vocês são fiéis e não abandonaram a fé que têm em mim, até mesmo quando Antipas, minha testemunha fiel, foi morto aí em Pérgamo, onde Satanás mora.
Apocalipse 2:24 "Porém aí em Tiatira o resto de vocês não seguiu esse mau ensinamento. Vocês não aprenderam o que alguns chamam de 'os segredos profundos de Satanás'. Afirmo que não porei mais nenhuma carga sobre vocês.
Apocalipse 3:9 Escutem! Quanto àquela gente que pertence a Satanás, aqueles mentirosos que afirmam que são judeus, mas não são, eu farei com que eles venham e caiam de joelhos diante de vocês. E todos eles saberão que eu amo vocês.
Apocalipse 12:9 O enorme dragão foi lançado fora do céu. Ele é aquela velha cobra, chamada Diabo ou Satanás, que leva todas as pessoas do mundo a pecar. Ele foi jogado sobre a terra, e os seus anjos também foram jogados junto com ele.
Apocalipse 20:2 Ele agarrou o dragão, aquela velha cobra que é o Diabo ou Satanás, e o amarrou por mil anos.
Apocalipse 20:7 Depois que os mil anos terminarem, Satanás será solto da sua prisão
Apocalipse 20:8 e sairá para enganar os povos de todas as nações do mundo, isto é, Gogue e Magogue. Satanás os juntará para a batalha, e eles serão tantos como os grãos de areia da praia do mar.















quinta-feira, 23 de agosto de 2012

passagens com SÁBIOS


O grande sábio Sheng Ren Hu
97 passagens com SÁBIOS
 

 Tradução na Linguagem de Hoje


Gênesis 41:8 De manhã ele estava muito preocupado e por isso mandou chamar todos os adivinhos e todos os sábios do Egito. O rei contou os seus sonhos, mas nenhum dos sábios foi capaz de dar a explicação.


Êxodo 7:11 Então o rei mandou vir os sábios e os mágicos, e com a sua mágica eles fizeram a mesma coisa.


Deuteronômio 1:13 Portanto, de cada tribo escolham homens sábios, inteligentes e competentes, para que eu os ponha como chefes de vocês."
Deuteronômio 1:15 Por isso peguei os líderes de cada tribo, homens sábios e competentes, e os coloquei como seus chefes. Alguns eram responsáveis por mil homens; outros, por cem; outros, por cinqüenta; e outros, por dez. Além desses, escolhi também outras autoridades para cada tribo.
Deuteronômio 4:6 Portanto, obedeçam fielmente a todas essas leis, e assim os outros povos verão que vocês são sábios e inteligentes. Quando ouvirem falar dessas leis, eles dirão: "Como é sábio e inteligente o povo dessa grande nação!"
Deuteronômio 16:19 Não serão injustos nas suas sentenças; tratarão todos igualmente e não aceitarão suborno. O suborno faz com que homens sábios e honestos fiquem cegos e dêem sentenças injustas.
Deuteronômio 32:29 Se eles fossem sábios, entenderiam por que foram derrotados, saberiam qual a razão do seu castigo.


I Reis 10:8 Como são felizes as suas esposas! Que sorte têm os seus servidores, que estão sempre ao seu lado e têm o privilégio de ouvir os seus sábios provérbios!


II Crônicas 9:7 Que sorte têm estes seus servidores, que estão sempre ao seu lado e têm o privilégio de ouvir os seus sábios provérbios!


Salmos 49:10 Todo mundo vê que até os sábios morrem, e morrem também os tolos e os ignorantes. E todos deixam as suas riquezas para os outros.
Salmos 107:43 Que aqueles que são sábios pensem nessas coisas e meditem no amor de Deus, o SENHOR!


Provérbios 1:5 Estes provérbios aumentam a sabedoria dos sábios e orientam os instruídos,
Provérbios 2:2 Escute os sábios e procure entender o que eles ensinam.
Provérbios 3:18 Os que se tornam sábios são felizes, e a sabedoria lhes dará vida.
Provérbios 3:35 Os sábios ganharão prestígio, mas os que não têm juízo passarão cada vez mais vergonha.
Provérbios 8:33 Aprendam o que é ensinado a vocês. Sejam sábios; não abandonem esses ensinamentos.
Provérbios 10:14 Os sábios guardam todo o conhecimento que podem, mas o tolo, quando fala, logo traz desgraça.
Provérbios 12:15 O tolo pensa que sempre está certo, mas os sábios aceitam conselhos.
Provérbios 13:20 Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal.
Provérbios 14:3 O tolo orgulhoso sofre por causa das coisas que diz, mas os sábios são protegidos pelas suas próprias palavras.
Provérbios 14:24 Os sábios são recompensados com riquezas, mas a recompensa do tolo são as suas próprias tolices.
Provérbios 15:7 Quando os sábios falam, eles espalham conhecimento, mas isso não acontece com os tolos.
Provérbios 15:12 O homem vaidoso não gosta de quem o corrige; ele nunca pede conselhos aos sábios.
Provérbios 15:31 Aquele que aceita a repreensão justa andará na companhia dos sábios.
Provérbios 16:22 A sabedoria é uma fonte de vida para os sábios, mas os tolos só aprendem tolices.
Provérbios 18:4 A linguagem humana é profunda como o mar, e as palavras dos sábios são como os rios que nunca secam.
Provérbios 22:17 Preste atenção, e eu lhe ensinarei o que os sábios disseram. Estude os seus ensinamentos,
Provérbios 24:7 Os provérbios dos sábios são profundos demais para serem entendidos pelos tolos; quando são discutidos assuntos importantes, os tolos não têm nada para dizer.
Provérbios 24:23 Estas coisas também foram ditas por homens sábios: O juiz não deve favorecer ninguém.
Provérbios 28:11 Os ricos sempre pensam que são sábios, mas o pobre que é inteligente os conhece muito bem.
Provérbios 28:26 Quem confia em si mesmo é tolo, mas quem segue os ensinamentos dos sábios terá segurança.
Provérbios 29:8 Os que zombam de tudo põem uma cidade inteira em confusão, mas os sábios mantêm tudo em paz.


Eclesiastes 2:14 Os sábios podem ver para onde estão indo, mas os tolos andam na escuridão. Porém eu sei que o mesmo que acontece com os sábios acontece também com os tolos.
Eclesiastes 2:16 Ninguém lembra para sempre dos sábios, como ninguém lembra dos tolos. No futuro todos nós seremos esquecidos. Todos morreremos, tanto os sábios como os tolos.
Eclesiastes 7:11 Todos neste mundo devem ser sábios. Ter sabedoria é tão bom como receber uma herança.
Eclesiastes 8:1 Somente os sábios conseguem explicar as coisas. A sabedoria de uma pessoa brilha no seu rosto e a torna simpática mesmo que seja feia.
Eclesiastes 8:17 e mesmo assim nunca será capaz de entender o que Deus faz. Por mais que a gente se esforce, nunca entende. Os sábios podem dizer que conseguem compreender, mas na verdade eles também não entendem.
Eclesiastes 12:11 As palavras dos sábios são como pregos bem pregados; são como as varas pontudas que os pastores usam para guiar as ovelhas. Essas palavras foram dadas por Deus, o único Pastor de todos nós.


Isaías 3:2 Ele vai tirar também todas as pessoas importantes: os homens corajosos e os soldados, os juízes e os profetas, os adivinhos e os sábios,
Isaías 5:21 Ai dos que acham que são sábios, dos que pensam que sabem tudo!
Isaías 19:11 As autoridades da cidade de Zoã não têm juízo; os sábios conselheiros do rei lhe dão conselhos tolos. Como é que vocês se atrevem a dizer ao rei: "Somos descendentes dos antigos sábios; os nossos antepassados eram reis"?
Isaías 19:12 Rei do Egito, onde estão agora os seus sábios? Que eles lhe digam o que é que o SENHOR Todo-Poderoso está planejando fazer contra o Egito!
Isaías 29:14 Por isso, mais uma vez vou deixar esse povo espantado com as coisas estranhas e terríveis que farei no meio dele. Com toda a sua sabedoria, os seus sábios não poderão explicá-las, e o conhecimento dos que são instruídos não adiantará nada."
Isaías 29:24 Então os que perderam o juízo se tornarão sábios, e os que se revoltaram contra mim aceitarão os meus ensinamentos."
Isaías 44:25 Eu não deixo que se cumpram as mensagens de profetas mentirosos e faço com que os adivinhos fiquem parecendo tolos. Faço com que os sábios se enganem e transformo toda a sua sabedoria em tolice.


Jeremias 8:8 - Como é que vocês têm a coragem de dizer: "Nós somos sábios, nós temos a Lei do SENHOR"? Mas vejam! Os mestres da Lei desonestos têm falsificado a Lei quando a copiam.
Jeremias 8:9 Os sábios serão envergonhados; ficarão confusos e atrapalhados. Eles rejeitaram as minhas palavras. Que sabedoria é essa que eles têm?
Jeremias 10:7 Quem não te respeitará, ó Rei de todas as nações? Tu mereces todo o respeito. Não há ninguém como tu entre todos os sábios das nações.
Jeremias 10:8 Todos os seus sábios são ignorantes e tolos. Será que os ídolos de madeira podem lhes ensinar alguma coisa?
Jeremias 18:18 Aí o povo disse: - Vamos dar um jeito de nos livrarmos de Jeremias! Pois sempre haverá sacerdotes para nos ensinar, sábios para nos dar conselhos e profetas para anunciar a mensagem de Deus. Vamos fazer acusações contra ele e deixar de ouvir o que ele diz.
Jeremias 50:35 O SENHOR diz: "Morram a Babilônia! Morra o seu povo, as suas autoridades e os seus sábios!
Jeremias 51:57 Farei com que os seus governantes fiquem bêbados e também os seus sábios, as suas autoridades e os seus soldados. Eles vão dormir e nunca mais vão acordar. Sou eu, o Rei, quem está falando. O meu nome é SENHOR, o Todo-Poderoso.


Daniel 1:20 Todas as vezes que o rei fazia perguntas a respeito de qualquer assunto que exigisse inteligência ou conhecimento, descobria que os quatro eram dez vezes mais inteligentes do que todos os sábios e adivinhos de toda a Babilônia.
Daniel 2:2 Então mandou chamar os sábios, os adivinhos, os feiticeiros e os astrólogos, para que eles explicassem os sonhos. Quando chegaram e se apresentaram diante do rei,
Daniel 2:7 E todos os sábios disseram de novo: - Conte o senhor o sonho, e aí nós lhe diremos o que ele quer dizer.
Daniel 2:10 Os sábios deram ao rei esta resposta: - Não há ninguém no mundo que seja capaz de fazer o que o senhor quer. Nunca houve nenhum rei, por mais forte e poderoso que fosse, que tivesse exigido uma coisa dessas dos seus sábios, adivinhos ou astrólogos.
Daniel 2:12 O rei ficou tão furioso, que mandou matar todos os sábios da Babilônia.
Daniel 2:14 Daniel foi procurar Arioque, o chefe da guarda do rei, que tinha recebido ordem para matar todos os sábios da Babilônia. Com muito jeito e cuidado,
Daniel 2:18 Daniel disse que orassem ao Deus do céu, pedindo que tivesse pena deles e lhes mostrasse o que aquele sonho misterioso queria dizer, a fim de que Daniel e os seus amigos não morressem junto com os outros sábios da Babilônia.
Daniel 2:21 É ele quem faz mudar os tempos e as estações; é ele quem põe os reis no poder e os derruba; é ele quem dá sabedoria aos sábios e inteligência aos inteligentes.
Daniel 2:24 Aí Daniel foi procurar Arioque, o oficial que tinha recebido ordem do rei para matar os sábios da Babilônia. Daniel disse: - Arioque, não mate os sábios. Leve-me para falar com o rei, e eu explicarei o sonho que ele teve.
Daniel 2:27 Daniel respondeu: - Não há sábios, adivinhos, feiticeiros nem astrólogos que possam dar a explicação que o senhor está exigindo.
Daniel 2:48 Em seguida, o rei colocou Daniel como alta autoridade do reino e lhe deu também muitos presentes de valor. Ele pôs Daniel como governador da província da Babilônia e o fez chefe de todos os sábios do país.
Daniel 4:6 Por isso, mandei chamar todos os sábios da Babilônia, para que eles me explicassem o sonho.
Daniel 4:7 Vieram então os sábios, os adivinhos, os astrólogos e os feiticeiros, e eu lhes contei o sonho, mas nenhum deles pôde explicá-lo.
Daniel 4:18 E Nabucodonosor terminou, dizendo: - Foi esse o sonho que eu tive, e nenhum dos meus sábios pôde me explicar o que ele quer dizer. Mas você, Beltessazar, pode dar a explicação porque o espírito dos santos deuses está em você. Portanto, explique o que o sonho quer dizer.
Daniel 5:7 Depois, gritando, ordenou que chamassem os adivinhos, os sábios e os astrólogos. Logo que eles chegaram, Belsazar disse: - Aquele que ler o que está escrito na parede e me explicar o que quer dizer será vestido com roupas de púrpura, receberá uma corrente de ouro para pôr no pescoço e será a terceira autoridade mais importante no meu reino.
Daniel 5:8 Todos os sábios entraram no salão, mas nenhum deles pôde ler o que estava escrito na parede, nem explicar ao rei o que aquilo queria dizer.
Daniel 5:11 pois aqui no seu reino há um homem que tem o espírito dos santos deuses. Quando Nabucodonosor, o seu pai, era rei, esse homem provou que era ajuizado, inteligente e sábio, tão sábio como os deuses. E o rei Nabucodonosor pôs esse homem como chefe dos sábios, adivinhos, feiticeiros e astrólogos.
Daniel 5:15 Há pouco, estiveram aqui os sábios e os astrólogos, que eu mandei chamar para que lessem as palavras que estão escritas na parede e me explicassem o que elas querem dizer. Porém eles não puderam dar nenhuma explicação.
Daniel 11:33 Mestres sábios aconselharão o povo, mas por algum tempo serão mortos à espada ou no fogo, ou serão mandados para fora do país como prisioneiros, ou perderão todos os seus bens.
Daniel 11:35 Alguns dos mestres sábios serão mortos, mas isso será um meio de purificar e aperfeiçoar o povo de Deus. Isso continuará até chegar o fim, no tempo marcado por Deus.
Daniel 12:3 Os mestres sábios, aqueles que ensinaram muitas pessoas a fazer o que é certo, brilharão como as estrelas do céu, com um brilho que nunca se apagará.
Daniel 12:4 E você, Daniel, não conte nada disso a ninguém. Feche o livro com um selo para que fique fechado até o momento final. Muitos correrão de cá para lá, procurando ficar mais sábios.
Daniel 12:10 Muitos serão postos à prova, e com isso se purificarão, e se aperfeiçoarão. Os maus continuarão na sua maldade, e nenhum deles entenderá o que está acontecendo, mas os sábios entenderão.


Obadias 1:8 O SENHOR Deus diz: "No dia em que eu castigar Edom, acabarei com todos os seus sábios; não ficará uma só pessoa inteligente no país.


Miquéias 6:9 O SENHOR está falando com a cidade de Jerusalém, e os que são sábios ouvem com respeito o que Deus está dizendo. Ele diz: - Tribo de Judá e moradores de Jerusalém, escutem!


Mateus 11:25 Naquela ocasião Jesus disse: - Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos!
Mateus 12:42 No Dia do Juízo a Rainha de Sabá vai se levantar e acusar vocês, pois ela veio de muito longe para ouvir os sábios ensinamentos de Salomão. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Salomão.
Mateus 23:34 Pois eu lhes mandarei profetas, homens sábios e mestres. Vocês vão matar alguns, crucificar outros, chicotear ainda outros nas sinagogas e persegui-los de cidade em cidade.


Lucas 10:21 Naquele momento, pelo poder do Espírito Santo, Jesus ficou muito alegre e disse: - Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos. Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.
Lucas 11:31 No Dia do Juízo a rainha de Sabá vai se levantar e acusar vocês, pois ela veio de muito longe para ouvir os sábios ensinamentos de Salomão. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Salomão.


Romanos 1:22 Eles dizem que são sábios, mas são tolos.
Romanos 11:25 Meus irmãos, quero que vocês conheçam uma verdade secreta para que não pensem que são muito sábios. A verdade é esta: a teimosia do povo de Israel não durará para sempre, mas somente até que o número completo de não-judeus venha para Deus.
Romanos 16:19 Todos sabem como vocês têm sido fiéis ao evangelho, e por isso eu me alegro por causa de vocês. Quero que sejam sábios a respeito do que é bom e não tenham nada a ver com o que é mau.


I Coríntios 1:19 Pois as Escrituras Sagradas dizem: "Destruirei a sabedoria dos sábios e acabarei com o conhecimento dos instruídos."
I Coríntios 1:20 Então, o que poderão dizer os sábios e os instruídos? O que vão dizer os grandes oradores deste mundo? Deus tem mostrado que a sabedoria deste mundo é loucura.
I Coríntios 1:26 Agora, meus irmãos, lembrem do que vocês eram quando Deus os chamou. Do ponto de vista humano poucos de vocês eram sábios ou poderosos ou de famílias importantes.
I Coríntios 1:27 Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, ele escolheu o que o mundo acha fraco.
I Coríntios 3:19 Pois aquilo que este mundo acha que é sabedoria Deus acha que é loucura. Como dizem as Escrituras Sagradas: "Deus pega os sábios nas suas espertezas."
I Coríntios 3:20 E também: "O Senhor sabe que os pensamentos dos sábios não valem nada."
I Coríntios 4:10 Por causa de Cristo nós somos loucos, mas vocês são sábios por estarem unidos com ele. Nós somos fracos, e vocês são fortes; vocês são respeitados, e nós somos desprezados.


II Coríntios 11:19 Vocês são tão sábios e suportam de boa vontade os loucos.


Efésios 1:17 E peço ao Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que dê a vocês o seu Espírito, o Espírito que os tornará sábios e revelará Deus a vocês, para que assim vocês o conheçam como devem conhecer.
Efésios 5:15 Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios.


Colossenses 4:5 Sejam sábios na sua maneira de agir com os que não crêem e aproveitem bem o tempo que passarem com eles.


Tiago 3:14 Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios.








TEXTO BIBLICO: JO 15,1-8
   
Jesus, a videira
1Jesus disse: 
— Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. 2Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e deem mais uvas ainda. 3Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. 4Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.
5— Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. 6Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. 7Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. 8E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje







Ele é o criador.



Gn. 1:1.
A palavra criar é muitas vezes definida como “fazer alguma coisa do nada”. Foi exatamente o que Deus fez, criou o mundo do nada. Ele fez do nada esse mundo incrível! E foi assim que Ele fez você...
A terra e muitas pessoas foram criadas, mas isso não quer dizer que Deus parou de trabalhar, Ele ainda cria. Ele tem o poder para criar do nada qualquer coisa. Talvez você esteja procurando confiança e nada acha, ou talvez procure alegria, e também não acha; você tenta achar algo bom em toda sua vida e nada vê.
Quando você estiver diante do nada, lembre-se que Deus é o supremo criador; peça-lhe que do nada crie o que você precisa, isso se chama MILAGRE.
Olhe e comprove :    Ne 9.6; Sl 8; Sl 93.1; Sl 104.

















Salmos

58.8   Que se derretam como o caracol na lama! Que sejam como a criança que nasce morta, que nunca viu a luz do sol!