quinta-feira, 23 de agosto de 2012

passagens com SÁBIOS


O grande sábio Sheng Ren Hu
97 passagens com SÁBIOS
 

 Tradução na Linguagem de Hoje


Gênesis 41:8 De manhã ele estava muito preocupado e por isso mandou chamar todos os adivinhos e todos os sábios do Egito. O rei contou os seus sonhos, mas nenhum dos sábios foi capaz de dar a explicação.


Êxodo 7:11 Então o rei mandou vir os sábios e os mágicos, e com a sua mágica eles fizeram a mesma coisa.


Deuteronômio 1:13 Portanto, de cada tribo escolham homens sábios, inteligentes e competentes, para que eu os ponha como chefes de vocês."
Deuteronômio 1:15 Por isso peguei os líderes de cada tribo, homens sábios e competentes, e os coloquei como seus chefes. Alguns eram responsáveis por mil homens; outros, por cem; outros, por cinqüenta; e outros, por dez. Além desses, escolhi também outras autoridades para cada tribo.
Deuteronômio 4:6 Portanto, obedeçam fielmente a todas essas leis, e assim os outros povos verão que vocês são sábios e inteligentes. Quando ouvirem falar dessas leis, eles dirão: "Como é sábio e inteligente o povo dessa grande nação!"
Deuteronômio 16:19 Não serão injustos nas suas sentenças; tratarão todos igualmente e não aceitarão suborno. O suborno faz com que homens sábios e honestos fiquem cegos e dêem sentenças injustas.
Deuteronômio 32:29 Se eles fossem sábios, entenderiam por que foram derrotados, saberiam qual a razão do seu castigo.


I Reis 10:8 Como são felizes as suas esposas! Que sorte têm os seus servidores, que estão sempre ao seu lado e têm o privilégio de ouvir os seus sábios provérbios!


II Crônicas 9:7 Que sorte têm estes seus servidores, que estão sempre ao seu lado e têm o privilégio de ouvir os seus sábios provérbios!


Salmos 49:10 Todo mundo vê que até os sábios morrem, e morrem também os tolos e os ignorantes. E todos deixam as suas riquezas para os outros.
Salmos 107:43 Que aqueles que são sábios pensem nessas coisas e meditem no amor de Deus, o SENHOR!


Provérbios 1:5 Estes provérbios aumentam a sabedoria dos sábios e orientam os instruídos,
Provérbios 2:2 Escute os sábios e procure entender o que eles ensinam.
Provérbios 3:18 Os que se tornam sábios são felizes, e a sabedoria lhes dará vida.
Provérbios 3:35 Os sábios ganharão prestígio, mas os que não têm juízo passarão cada vez mais vergonha.
Provérbios 8:33 Aprendam o que é ensinado a vocês. Sejam sábios; não abandonem esses ensinamentos.
Provérbios 10:14 Os sábios guardam todo o conhecimento que podem, mas o tolo, quando fala, logo traz desgraça.
Provérbios 12:15 O tolo pensa que sempre está certo, mas os sábios aceitam conselhos.
Provérbios 13:20 Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal.
Provérbios 14:3 O tolo orgulhoso sofre por causa das coisas que diz, mas os sábios são protegidos pelas suas próprias palavras.
Provérbios 14:24 Os sábios são recompensados com riquezas, mas a recompensa do tolo são as suas próprias tolices.
Provérbios 15:7 Quando os sábios falam, eles espalham conhecimento, mas isso não acontece com os tolos.
Provérbios 15:12 O homem vaidoso não gosta de quem o corrige; ele nunca pede conselhos aos sábios.
Provérbios 15:31 Aquele que aceita a repreensão justa andará na companhia dos sábios.
Provérbios 16:22 A sabedoria é uma fonte de vida para os sábios, mas os tolos só aprendem tolices.
Provérbios 18:4 A linguagem humana é profunda como o mar, e as palavras dos sábios são como os rios que nunca secam.
Provérbios 22:17 Preste atenção, e eu lhe ensinarei o que os sábios disseram. Estude os seus ensinamentos,
Provérbios 24:7 Os provérbios dos sábios são profundos demais para serem entendidos pelos tolos; quando são discutidos assuntos importantes, os tolos não têm nada para dizer.
Provérbios 24:23 Estas coisas também foram ditas por homens sábios: O juiz não deve favorecer ninguém.
Provérbios 28:11 Os ricos sempre pensam que são sábios, mas o pobre que é inteligente os conhece muito bem.
Provérbios 28:26 Quem confia em si mesmo é tolo, mas quem segue os ensinamentos dos sábios terá segurança.
Provérbios 29:8 Os que zombam de tudo põem uma cidade inteira em confusão, mas os sábios mantêm tudo em paz.


Eclesiastes 2:14 Os sábios podem ver para onde estão indo, mas os tolos andam na escuridão. Porém eu sei que o mesmo que acontece com os sábios acontece também com os tolos.
Eclesiastes 2:16 Ninguém lembra para sempre dos sábios, como ninguém lembra dos tolos. No futuro todos nós seremos esquecidos. Todos morreremos, tanto os sábios como os tolos.
Eclesiastes 7:11 Todos neste mundo devem ser sábios. Ter sabedoria é tão bom como receber uma herança.
Eclesiastes 8:1 Somente os sábios conseguem explicar as coisas. A sabedoria de uma pessoa brilha no seu rosto e a torna simpática mesmo que seja feia.
Eclesiastes 8:17 e mesmo assim nunca será capaz de entender o que Deus faz. Por mais que a gente se esforce, nunca entende. Os sábios podem dizer que conseguem compreender, mas na verdade eles também não entendem.
Eclesiastes 12:11 As palavras dos sábios são como pregos bem pregados; são como as varas pontudas que os pastores usam para guiar as ovelhas. Essas palavras foram dadas por Deus, o único Pastor de todos nós.


Isaías 3:2 Ele vai tirar também todas as pessoas importantes: os homens corajosos e os soldados, os juízes e os profetas, os adivinhos e os sábios,
Isaías 5:21 Ai dos que acham que são sábios, dos que pensam que sabem tudo!
Isaías 19:11 As autoridades da cidade de Zoã não têm juízo; os sábios conselheiros do rei lhe dão conselhos tolos. Como é que vocês se atrevem a dizer ao rei: "Somos descendentes dos antigos sábios; os nossos antepassados eram reis"?
Isaías 19:12 Rei do Egito, onde estão agora os seus sábios? Que eles lhe digam o que é que o SENHOR Todo-Poderoso está planejando fazer contra o Egito!
Isaías 29:14 Por isso, mais uma vez vou deixar esse povo espantado com as coisas estranhas e terríveis que farei no meio dele. Com toda a sua sabedoria, os seus sábios não poderão explicá-las, e o conhecimento dos que são instruídos não adiantará nada."
Isaías 29:24 Então os que perderam o juízo se tornarão sábios, e os que se revoltaram contra mim aceitarão os meus ensinamentos."
Isaías 44:25 Eu não deixo que se cumpram as mensagens de profetas mentirosos e faço com que os adivinhos fiquem parecendo tolos. Faço com que os sábios se enganem e transformo toda a sua sabedoria em tolice.


Jeremias 8:8 - Como é que vocês têm a coragem de dizer: "Nós somos sábios, nós temos a Lei do SENHOR"? Mas vejam! Os mestres da Lei desonestos têm falsificado a Lei quando a copiam.
Jeremias 8:9 Os sábios serão envergonhados; ficarão confusos e atrapalhados. Eles rejeitaram as minhas palavras. Que sabedoria é essa que eles têm?
Jeremias 10:7 Quem não te respeitará, ó Rei de todas as nações? Tu mereces todo o respeito. Não há ninguém como tu entre todos os sábios das nações.
Jeremias 10:8 Todos os seus sábios são ignorantes e tolos. Será que os ídolos de madeira podem lhes ensinar alguma coisa?
Jeremias 18:18 Aí o povo disse: - Vamos dar um jeito de nos livrarmos de Jeremias! Pois sempre haverá sacerdotes para nos ensinar, sábios para nos dar conselhos e profetas para anunciar a mensagem de Deus. Vamos fazer acusações contra ele e deixar de ouvir o que ele diz.
Jeremias 50:35 O SENHOR diz: "Morram a Babilônia! Morra o seu povo, as suas autoridades e os seus sábios!
Jeremias 51:57 Farei com que os seus governantes fiquem bêbados e também os seus sábios, as suas autoridades e os seus soldados. Eles vão dormir e nunca mais vão acordar. Sou eu, o Rei, quem está falando. O meu nome é SENHOR, o Todo-Poderoso.


Daniel 1:20 Todas as vezes que o rei fazia perguntas a respeito de qualquer assunto que exigisse inteligência ou conhecimento, descobria que os quatro eram dez vezes mais inteligentes do que todos os sábios e adivinhos de toda a Babilônia.
Daniel 2:2 Então mandou chamar os sábios, os adivinhos, os feiticeiros e os astrólogos, para que eles explicassem os sonhos. Quando chegaram e se apresentaram diante do rei,
Daniel 2:7 E todos os sábios disseram de novo: - Conte o senhor o sonho, e aí nós lhe diremos o que ele quer dizer.
Daniel 2:10 Os sábios deram ao rei esta resposta: - Não há ninguém no mundo que seja capaz de fazer o que o senhor quer. Nunca houve nenhum rei, por mais forte e poderoso que fosse, que tivesse exigido uma coisa dessas dos seus sábios, adivinhos ou astrólogos.
Daniel 2:12 O rei ficou tão furioso, que mandou matar todos os sábios da Babilônia.
Daniel 2:14 Daniel foi procurar Arioque, o chefe da guarda do rei, que tinha recebido ordem para matar todos os sábios da Babilônia. Com muito jeito e cuidado,
Daniel 2:18 Daniel disse que orassem ao Deus do céu, pedindo que tivesse pena deles e lhes mostrasse o que aquele sonho misterioso queria dizer, a fim de que Daniel e os seus amigos não morressem junto com os outros sábios da Babilônia.
Daniel 2:21 É ele quem faz mudar os tempos e as estações; é ele quem põe os reis no poder e os derruba; é ele quem dá sabedoria aos sábios e inteligência aos inteligentes.
Daniel 2:24 Aí Daniel foi procurar Arioque, o oficial que tinha recebido ordem do rei para matar os sábios da Babilônia. Daniel disse: - Arioque, não mate os sábios. Leve-me para falar com o rei, e eu explicarei o sonho que ele teve.
Daniel 2:27 Daniel respondeu: - Não há sábios, adivinhos, feiticeiros nem astrólogos que possam dar a explicação que o senhor está exigindo.
Daniel 2:48 Em seguida, o rei colocou Daniel como alta autoridade do reino e lhe deu também muitos presentes de valor. Ele pôs Daniel como governador da província da Babilônia e o fez chefe de todos os sábios do país.
Daniel 4:6 Por isso, mandei chamar todos os sábios da Babilônia, para que eles me explicassem o sonho.
Daniel 4:7 Vieram então os sábios, os adivinhos, os astrólogos e os feiticeiros, e eu lhes contei o sonho, mas nenhum deles pôde explicá-lo.
Daniel 4:18 E Nabucodonosor terminou, dizendo: - Foi esse o sonho que eu tive, e nenhum dos meus sábios pôde me explicar o que ele quer dizer. Mas você, Beltessazar, pode dar a explicação porque o espírito dos santos deuses está em você. Portanto, explique o que o sonho quer dizer.
Daniel 5:7 Depois, gritando, ordenou que chamassem os adivinhos, os sábios e os astrólogos. Logo que eles chegaram, Belsazar disse: - Aquele que ler o que está escrito na parede e me explicar o que quer dizer será vestido com roupas de púrpura, receberá uma corrente de ouro para pôr no pescoço e será a terceira autoridade mais importante no meu reino.
Daniel 5:8 Todos os sábios entraram no salão, mas nenhum deles pôde ler o que estava escrito na parede, nem explicar ao rei o que aquilo queria dizer.
Daniel 5:11 pois aqui no seu reino há um homem que tem o espírito dos santos deuses. Quando Nabucodonosor, o seu pai, era rei, esse homem provou que era ajuizado, inteligente e sábio, tão sábio como os deuses. E o rei Nabucodonosor pôs esse homem como chefe dos sábios, adivinhos, feiticeiros e astrólogos.
Daniel 5:15 Há pouco, estiveram aqui os sábios e os astrólogos, que eu mandei chamar para que lessem as palavras que estão escritas na parede e me explicassem o que elas querem dizer. Porém eles não puderam dar nenhuma explicação.
Daniel 11:33 Mestres sábios aconselharão o povo, mas por algum tempo serão mortos à espada ou no fogo, ou serão mandados para fora do país como prisioneiros, ou perderão todos os seus bens.
Daniel 11:35 Alguns dos mestres sábios serão mortos, mas isso será um meio de purificar e aperfeiçoar o povo de Deus. Isso continuará até chegar o fim, no tempo marcado por Deus.
Daniel 12:3 Os mestres sábios, aqueles que ensinaram muitas pessoas a fazer o que é certo, brilharão como as estrelas do céu, com um brilho que nunca se apagará.
Daniel 12:4 E você, Daniel, não conte nada disso a ninguém. Feche o livro com um selo para que fique fechado até o momento final. Muitos correrão de cá para lá, procurando ficar mais sábios.
Daniel 12:10 Muitos serão postos à prova, e com isso se purificarão, e se aperfeiçoarão. Os maus continuarão na sua maldade, e nenhum deles entenderá o que está acontecendo, mas os sábios entenderão.


Obadias 1:8 O SENHOR Deus diz: "No dia em que eu castigar Edom, acabarei com todos os seus sábios; não ficará uma só pessoa inteligente no país.


Miquéias 6:9 O SENHOR está falando com a cidade de Jerusalém, e os que são sábios ouvem com respeito o que Deus está dizendo. Ele diz: - Tribo de Judá e moradores de Jerusalém, escutem!


Mateus 11:25 Naquela ocasião Jesus disse: - Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos!
Mateus 12:42 No Dia do Juízo a Rainha de Sabá vai se levantar e acusar vocês, pois ela veio de muito longe para ouvir os sábios ensinamentos de Salomão. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Salomão.
Mateus 23:34 Pois eu lhes mandarei profetas, homens sábios e mestres. Vocês vão matar alguns, crucificar outros, chicotear ainda outros nas sinagogas e persegui-los de cidade em cidade.


Lucas 10:21 Naquele momento, pelo poder do Espírito Santo, Jesus ficou muito alegre e disse: - Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos. Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.
Lucas 11:31 No Dia do Juízo a rainha de Sabá vai se levantar e acusar vocês, pois ela veio de muito longe para ouvir os sábios ensinamentos de Salomão. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Salomão.


Romanos 1:22 Eles dizem que são sábios, mas são tolos.
Romanos 11:25 Meus irmãos, quero que vocês conheçam uma verdade secreta para que não pensem que são muito sábios. A verdade é esta: a teimosia do povo de Israel não durará para sempre, mas somente até que o número completo de não-judeus venha para Deus.
Romanos 16:19 Todos sabem como vocês têm sido fiéis ao evangelho, e por isso eu me alegro por causa de vocês. Quero que sejam sábios a respeito do que é bom e não tenham nada a ver com o que é mau.


I Coríntios 1:19 Pois as Escrituras Sagradas dizem: "Destruirei a sabedoria dos sábios e acabarei com o conhecimento dos instruídos."
I Coríntios 1:20 Então, o que poderão dizer os sábios e os instruídos? O que vão dizer os grandes oradores deste mundo? Deus tem mostrado que a sabedoria deste mundo é loucura.
I Coríntios 1:26 Agora, meus irmãos, lembrem do que vocês eram quando Deus os chamou. Do ponto de vista humano poucos de vocês eram sábios ou poderosos ou de famílias importantes.
I Coríntios 1:27 Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, ele escolheu o que o mundo acha fraco.
I Coríntios 3:19 Pois aquilo que este mundo acha que é sabedoria Deus acha que é loucura. Como dizem as Escrituras Sagradas: "Deus pega os sábios nas suas espertezas."
I Coríntios 3:20 E também: "O Senhor sabe que os pensamentos dos sábios não valem nada."
I Coríntios 4:10 Por causa de Cristo nós somos loucos, mas vocês são sábios por estarem unidos com ele. Nós somos fracos, e vocês são fortes; vocês são respeitados, e nós somos desprezados.


II Coríntios 11:19 Vocês são tão sábios e suportam de boa vontade os loucos.


Efésios 1:17 E peço ao Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que dê a vocês o seu Espírito, o Espírito que os tornará sábios e revelará Deus a vocês, para que assim vocês o conheçam como devem conhecer.
Efésios 5:15 Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios.


Colossenses 4:5 Sejam sábios na sua maneira de agir com os que não crêem e aproveitem bem o tempo que passarem com eles.


Tiago 3:14 Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios.








TEXTO BIBLICO: JO 15,1-8
   
Jesus, a videira
1Jesus disse: 
— Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. 2Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e deem mais uvas ainda. 3Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. 4Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.
5— Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. 6Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. 7Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. 8E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje







Ele é o criador.



Gn. 1:1.
A palavra criar é muitas vezes definida como “fazer alguma coisa do nada”. Foi exatamente o que Deus fez, criou o mundo do nada. Ele fez do nada esse mundo incrível! E foi assim que Ele fez você...
A terra e muitas pessoas foram criadas, mas isso não quer dizer que Deus parou de trabalhar, Ele ainda cria. Ele tem o poder para criar do nada qualquer coisa. Talvez você esteja procurando confiança e nada acha, ou talvez procure alegria, e também não acha; você tenta achar algo bom em toda sua vida e nada vê.
Quando você estiver diante do nada, lembre-se que Deus é o supremo criador; peça-lhe que do nada crie o que você precisa, isso se chama MILAGRE.
Olhe e comprove :    Ne 9.6; Sl 8; Sl 93.1; Sl 104.

















Salmos

58.8   Que se derretam como o caracol na lama! Que sejam como a criança que nasce morta, que nunca viu a luz do sol!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário