segunda-feira, 12 de maio de 2014

"Lembrai-vos da mulher de Ló" (Lucas 17:32)

Bíblia Online > choveu

Versículos sobre choveu

Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu e os destruiu a todos. 
Lucas 17:29
Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. 
Tiago 5:17





"Lembrai-vos da mulher de Ló" (Lucas 17:32)

O mundo conturbado em que vivemos, também faz lembrar (para quem conhece as Escrituras) que precisamos estar atentos ao cumprimento do que Jesus alertou sobre o fim dos tempos. Para quem não conhece, ou não está apercebido, os acontecimentos não passam só de fatos isolados, ou simplesmente não dão importância a eles, cuidando só dos seus interesses imediatos - exatamente como Jesus predisse: Da mesma forma como sucedeu nos dias de Ló; comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam, construíam; mas o dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu e destruiu a todos. O mesmo será no dia em que o Filho do homem se manifestar (Lucas 17:26-30).
Fogo e enxofre, vindos do céu, destroem Sodoma
Algumas informações para nos situarmos melhor: Sodoma e Gomorra e mais 3 cidades próximas ficavam onde hoje é o Mar Morto. Esse depósito de água salgada na verdade é um comprido lago, situado no interior da Palestina, hoje banhando partes de Israel, Jordânia e Cisjordânia. Possui uma das maiores concentrações de sal do planeta; para terem uma idéia, no Mar Morto há um teor de 300 gramas de sais para cada litro de água, enquanto nos oceanos, o mesmo teor é de somente 30 g/l. Com tamanha quantidade de sal, o Mar Morto faz juz ao nome e não abriga nenhum tipo de vida em suas águas. Ele também é considerado o ponto mais baixo da Terra, a 417 m abaixo do nível do mar.

Mapa do Mar morto e dos locais (círculo vermelho) onde ficavam as cidades de Sodoma, Gomorra, Admah, Zeboim e Zoar, todas destruídas por fogo e enxofre vindos do céu.
E quem era Ló e sua mulher, mencionados por Jesus no trecho bíblico que citei acima? Ló era sobrinho de Abraão - o maior patriarca bíblico. Por causa de sua grande prosperidade e do tio famoso, precisou seguir um conselho de Abraão e separar-se dele, pois os dois, de tantos rebanhos que possuíam, volta-e-meia, seus empregados envolviam-se em brigas por falta de terra para espalhar os rebanhos. Ló, sem maiores escrúpulos, não quiz saber de deixar Abraão, mais velho e o patriarca, escolher para onde ir, e escolheu o que lhe encheu os olhos, a então belíssima planície do Jordão, onde também estavam as cidades de Sodoma e Gomorra. Pegou sua família, juntou seus grandes rebanhos, empregados e foi acampar na bela planície, armando suas tendas cada vez mais próximo, até chegar até Sodoma e lá prosperar ainda mais e ser considerado como um notável forasteiro.
O problema é que os moradores de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor (Gênesis 13:13). E esse povo destemido de Deus, depravado ao extremo é com quem Ló se apegou, arrumando entre eles até maridos para suas duas filhas. Ló ignorava o procedimento dos sodomitas e vivia como se estivesse em um mundo à parte, mas, na prática, era quase mais um deles.
Então, o déficit moral de Sodoma passou de todas as medidas e Deus - em grande simbolismo bíblico de Sua infinita misericórdia - resolveu descer e constatar o que se passava. E determinou destrui-la, bem como a Gomorra e mais outras três cidades - todas contaminadas sem possibilidade de restauração pelo extremo do pecado e afastamento de Deus. Não há relato bíblico de semelhante punição extrema para tanta gente ao mesmo tempo: Deus ordenou cair fogo e enxôfre do céu para consumir totalmente as 5 cidades e tudo o que nelas havia!
Seria um grande hecatombe, algo muito próximo de uma destruição por arma atômica. Porém Deus, por amor a Abraão, antes de enviar a destruição de toda vida naquela belíssima planície, lembrou-se de Ló e de sua mulher e filhas e mandou retira-los de Sodoma. Só que o apego deles com a cidade condenada era tanto que os anjos enviados para tirá-los de lá, tiveram que pegar, literalmente, Ló, mulher e filhas pela mão e arrastá-los para longe. Se fossem esperar pela decisão de Ló e parentela, não haveria mais o sobrinho de Abraão, mulher e filhas. Na marra, arrastados, só assim deixaram Sodoma.
E houve uma ordem final na retirada: fugir rápido, para o mais longe possível e não olhar para trás. Por que? Há várias razões: preferir ser destruído, mas não deixar tanta coisa para trás; outra razão: se apavorar com a visão da destruição e se admirar a ponto de empancar e também ser destruído. A mulher de Ló não obedeceu, virou, olhou e converteu-se instantaneamente em estátua de sal. Um monumento ao apego ao que é do mundo e ao mundanismo. Uma amostra grátis do grande mar de sal em que se tornaria toda aquela região.

O último olhar da mulher de Ló
Jesus nos adverte: Lembrai-vos da mulher de Ló. Vivemos em amostras de Sodomas, no mundo todo. Ele nos manda sair delas, de forma figurada, não se deixando levar por tudo de enganoso e pevertido que existe. É necessário estar apercebido, obediente, porque o fim está chegando e nele, quantos não olharão para trás, como a mulher de Ló? Quantos não estarão mais preocupados consigo mesmos, como Ló.
Jesus adverte: Lembrai-vos da mulher de Ló.




http://netdia.blogspot.com











Nenhum comentário:

Postar um comentário